Anemia Falciforme
Há a presença de alguns dos sintomas clássicos da anemia, causados pela falta e ineficiência de hemácias como:
- Fadiga (cansaço);
- Astenia (fraqueza);
- Palidez (principalmente nas conjuntivas e mucosas).
Há, contudo, a presença de uma gama de sintomas característicos da anemia falciforme aguda, que são causados pelo aumento da viscosidade sanguínea, que é a aglomeração de hemácias comprometidas. Por causa disso, pode haver formação de trombos (coágulos) nas mais diversas áreas do organismo, com défice do transporte sanguíneo para a área. Em regiões musculares ou conjuntivas, isso pode causar crises de dor intensa.
Saiba mais: Hemacias
Concomitantemente a isso, há um aumento do número de hemácias comprometidas, uma vez que a acidose e a deficiência de oxigênio facilita a deformação permanente. Pode causar também hemorragia, descolamento retiniano, priapismo, acidente vascular cerebral, enfarte, calcificações em ossos com dores agudas, insuficiência renal e pulmonar, dependendo da fase de vida. Nas mãos e nos pés principalmente das crianças, pode haver tumefacção causado pela obstrução de vasos naquelas áreas, também acompanhado de dor. Pode ainda ocasionar uma maior suscetibilidade à infecções.
Se prepara para responder qualquer questionário sobre anemia falciforme e se aprontar para enfrentar qualquer teste...aproveite o questionário que se segue:
Veja tambem: Sistema Imunologico e 5 mitos sobre o HIV
Oque é anemia falciforme?
A anemia falciforme é uma anormalidade da hemoglobina (a proteína transportadora de oxigênio encontrada em glóbulos vermelhos), herdada geneticamente, caracterizada por glóbulos vermelhos em forma de foice (meia-lua) e anemia crônica causada por destruição excessiva de glóbulos vermelhos anormais.
Como se transmite anemia falciforme?Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.
Quem transmite anemia falciforme?O pai e a mãe são os que podem transmitir anemia falciforme da seguinte forma ,se o pai tem um gene com mutação para produzir a hemoglobina S e, da mãe, outro gene com a mesma característica, tal pessoa nascerá com um par de genes com a mutação e, assim, terá anemia falciforme.soa nascerá com um par de genes com a mutação e, assim, terá anemia falciforme.
Qual é o tratamento da anemia falciforme?
O tratamento para a anemia falciforme deve durar por toda a vida. Ele é feito por meio
de medicamentos para evitar dores e infecções, pelo uso de máscara de oxigênio quando
necessário e possíveis transfusões sanguíneas.
Oque anemia falciforme causa na pessoa?
dor, suscetibilidade às infecções, lesões orgânicas e, em alguns casos, a morte precoce.
Qual e a cura da anemia falciforme?
Depende. O tratamento da anemia falciforme não leva à cura. É possível extinguir a doença por meio do transplante de células tronco hematopoiéticas, mas esse tipo de tratamento apresenta riscos. É importante lembrar que todas as opções terapêuticas devem ser discutidas com o médico responsável pelo caso.
Qual é o nome do exame que detecta anemia falciforme?
A detecção é feita através do exame Eletroforese de hemoglobina que detecta a precoce de hemoglobinopatias
Porque é que o bebe nasce com anemia falciforme?
A anemia falciforme é um problema genético, ou seja, nasce com a criança e é passada de pai para filho, caracterizada pela alteração no formato dos glóbulos vermelhos (que ficam com uma forma semelhante a uma foice ou meia lua) do sangue, reduzindo a capacidade de transportar oxigênio para várias partes do corpo
Comentários
Enviar um comentário