COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA MENSTRUAÇÃO?
Todos os meses, as mulheres podem apresentar desconfortos durante o período pré-menstrual (a famosa TPM – tensão pré-menstrual) ou durante o período menstrual, como indisposição, dores de cabeça e inchaços em determinadas partes do corpo. Será que existem maneiras de aliviar tais incômodos? Veja abaixo o que acontece no organismo feminino antes e durante a menstruação.
O que é menstruação (1)
Todos os meses, quando não ocorre a fecundação, as paredes uterinas que formam o endométrio se descamam, resultando em um fluxo de sangue conhecido como menstruação. Porém, para muitas mulheres, esse período pode ser acompanhado de alguns incômodos. Na verdade, estes desconfortos chegam a aparecer até mesmo dias antes deste sangramento.
Período pré-menstrual e menstruação (1,2)
A síndrome pré-menstrual (SPM), também conhecida como tensão pré-menstrual ou TPM, é representada por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais, que tem início na semana anterior à menstruação. Os sinais mais comuns deste período são aumento do tamanho e da sensibilidade das mamas, dor e inchaço nas pernas, ganho de peso, cefaleia, aumento do volume abdominal, acne, ansiedade, irritabilidade, depressão e alteração do apetite.
No período menstrual, os sintomas continuam bem parecidos com os da TPM. A pele da mulher também pode sofrer algumas alterações e apresentar aumento da acne e da oleosidade, os hormônios podem provocar inchaços no corpo por causa da retenção de líquido, bem como indisposição e as indesejáveis cólicas e enxaquecas.
Cólica menstrual (3)
A cólica menstrual tem início com os ciclos menstruais, no qual ocorre a liberação de prostaglandina, substância que promove a contração do útero e pode ocasionar um desconforto na região pélvica ou no baixo ventre. Há dois tipos de cólica: a primária, que existe desde a menarca (nome dado à primeira menstruação), juntamente com o início dos ciclos ovulatórios; e a secundária, que surge após um período sem dor e pode estar relacionada a alguma doença, como inflamações pélvicas ou miomas. As cólicas podem vir acompanhadas de enjoos, diarreias, vômitos, vertigem, dor de cabeça, cansaço e desmaios.
Fique atenta (4)
Nem toda cólica é apenas um desconforto do período menstrual. Quando a dor é grande, pode ser um alerta para a endometriose, doença inflamatória que ocorre quando o tecido que reveste o útero (endométrio) se implanta fora dele, chegando a áreas onde não deveria crescer - como ovários, intestinos e bexiga. A endometriose geralmente tem o diagnóstico demorado justamente por ter seus primeiros sintomas confundidos com algo natural para as mulheres, as cólicas menstruais.
Enxaqueca menstrual (5)
As dores de cabeça e enxaquecas não acontecem exclusivamente durante a menstruação, elas podem ocorrer também alguns dias antes ou depois do fim do ciclo. As alterações hormonais que ocorrem neste período são responsáveis pelo estresse, ansiedade, dores e incômodos todos os meses. Essas situações, na maioria das vezes, servem como gatilho, aumentando os sintomas da TPM e enxaqueca.
Aliviando os sintomas (3)
Para aliviar os sintomas tanto da TPM como do período menstrual, a realização de exercícios físicos, as mudanças na alimentação como ingestão de alimentos ricos em fibra, a drenagem linfática e a aplicação de bolsa de água quente podem ser bons aliados. Em alguns casos, apenas essas mudanças de hábitos de vida não serão suficientes para acabar com os desconfortos. Para isso, é fundamental procurar um médico ginecologista, para que o profissional possa fazer o diagnóstico correto e, assim, iniciar o melhor tratamento para cada tipo de paciente.
Comentários
Enviar um comentário