Avançar para o conteúdo principal

OQUE É O SISTEMA RESPIRATÓRIO

 SISTEMA RESPIRATÓRIO

O sistema respiratório é o conjunto dos órgãos responsáveis pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e da eliminação do gás carbônico retirado das células.

Ele é formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões. Os órgãos que compõem as vias respiratórias são: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios.

sistema respiratório geral
Órgãos que compõem o Sistema Respiratório

Funções do Sistema Respiratório

Cada um dos órgãos do Sistema Respiratório ajuda a manter o equilíbrio do organismo. Conheça a seguir as funções desenvolvidas pelo Sistema Respiratório.

Troca gasosa

Quando inspiramos o ar atmosférico, que contém oxigênio e outros elementos químicos, ele passa pelas vias respiratórias e chega aos pulmões.

É nos pulmões que acontece a troca do dióxido de carbono pelo oxigênio. E, graças aos músculos respiratórios que este órgão cria forças para o ar fluir. Tudo isso a partir de estímulos e comandos emitidos pelo Sistema Nervoso Central.

Equilíbrio ácido-base

O equilíbrio ácido-base corresponde à remoção do excesso de COdo organismo.

Nesta função, novamente temos a atuação do Sistema Nervoso, que é responsável por enviar informações para os controladores da respiração.

Produção de sons

A produção e emissão de sons é realizada pela ação conjunta do Sistema Nervoso e dos músculos que trabalham na respiração.

São eles que permitem o fluxo do ar das cordas vocais e da boca.

Defesa pulmonar

Ao respirar, é praticamente impossível eliminar as impurezas contidas no ambiente atmosférico. A inspiração de microrganismos se torna inevitável.

Para evitar problemas de saúde, o Sistema Respiratório apresenta mecanismos de defesa, que por sua vez, são realizados a partir da atuação dos diferentes órgãos.

Conheça a seguir quais são os órgãos do Sistema Respiratório e como eles atuam no nosso corpo.

Órgãos do Sistema Respiratório

Sistema Respiratório
Diversos órgãos atuam no Sistema Respiratório

Cavidades Nasais

As cavidades nasais são dois condutos paralelos revestidos de mucosa e separados por um septo cartilaginoso, que começam nas narinas e terminam na faringe.

No interior das cavidades nasais, existem pelos que atuam como filtro de ar, retendo impurezas e germes, garantindo que o ar chegue limpo aos pulmões.

A membrana que reveste as cavidades nasais contém células produtoras de muco que umidificam o ar. Ela é rica em vasos sanguíneos que aquecem o ar que entra no nariz.

Faringe

faringe é um tubo que serve de passagem tanto para os alimentos quanto para o ar, portanto, faz parte do sistema respiratório e do sistema digestório.

Sua extremidade superior se comunica com as cavidades nasais e com a boca, na extremidade inferior se comunica com a laringe e o esôfago. Suas paredes são musculosas e revestidas de mucosa.

Laringe

A laringe é o órgão que liga a faringe à traqueia. Na parte superior da laringe está a epiglote, a válvula que se fecha durante a deglutição.

Este é também o principal órgão da fala. Nela estão localizadas as cordas vocais.

Traqueia

A traqueia é um tubo situado abaixo da laringe e formado por quinze a vinte anéis cartilaginosos que a mantêm aberta.

Este órgão é revestido por uma membrana mucosa, e nela o ar é aquecido, umidificado e filtrado.

Brônquios

sistema respiratório bronquios
A traqueia, o brônquio, os bronquíolos e os alvéolos desempenham importantes funções

Os brônquios são duas ramificações da traqueia formados também por anéis cartilaginosos.

Cada brônquio penetra em um dos pulmões e divide-se em diversos ramos menores, que se distribuem por todo o órgão formando os bronquíolos.

Os brônquios se ramificam e subdividem-se várias vezes, formando a árvore brônquica.

Pulmões

Sistema Respiratório
Detalhes dos Brônquios, Bronquíolos e Alvéolos e das trocas gasosas

O sistema respiratório é composto por dois pulmões, órgãos esponjosos situados na caixa torácica. Eles são responsáveis pela troca do oxigênio em gás carbônico, através da respiração.

Cada pulmão é envolvido por uma membrana dupla, chamada pleura. Internamente, cada pulmão apresenta cerca de 200 milhões de estruturas muito pequenas, em forma de cacho de uva e que se enche de ar, chamados de alvéolos pulmonares.

Cada alvéolo recebe ramificações de um bronquíolo. Nos alvéolos, realizam-se as trocas gasosas entre o ambiente, denominada hematose. Tudo isso acontece graças às membranas muito finas que os revestem e abrigam inúmeros vasos sanguíneos bem finos, os capilares.

Doenças do Sistema Respiratório

Os pulmões podem ser atacados por diversas doenças, as quais pode ser infecciosas ou alérgicas.

Doenças infecciosas do Sistema Respiratório

As doenças infecciosas são resultado de uma inflamação em determinados órgãos. Elas são provocadas por microrganismos, tais como vírus, bactérias, entre outros parasitas.

O processo infeccioso também pode ser desencadeado por substâncias tóxicas, como a fumaça tóxica do cigarro, é o que acontece no enfisema, doença degenerativa crônica, geralmente desencadeada pelo tabagismo.

Dentre as doenças infecciosas mais conhecidas destacam-se: gripe, resfriado, tuberculose, pneumonia e enfisema pulmonar.

Doenças alérgicas do Sistema Respiratório

O sistema respiratório é também atacado por doenças alérgicas, que resultam da hipersensibilidade do organismo a determinado agente: poeira, medicamentos, cosméticos, pólen etc.

Como exemplo de doenças alérgicas, destacam-se: rinite, bronquite e asma.

Curiosidade sobre o Sistema Respiratório

Nenhum Sistema do nosso organismo atua sozinho. Em situações de perigo, por exemplo, o Sistema Respiratório e o Sistema Nervoso atuam em conjunto.

Em situações de perigo, nosso corpo reage de diferentes formas, uma delas é a respiração acelerada. Isso acontece porque o organismo tem necessidade de captar mais oxigênio.

O sistema nervoso simpático libera adrenalina e noradrenalina e, em paralelo, acontece a produção de hormônios pela hipófise, causando essas sensações e reações no corpo.

Resumo do Sistema Respiratório

Veja no mapa mental abaixo um resumo com os órgãos do Sistema Respiratório.

Sistema respiratório mapa resumo
Clique na imagem para imprimir. Resumo sobre os órgãos que compõem o Sistema Respiratório

Comentários

Mais Vistas

Como ser um bom profissional de saúde?

 Como ser um bom profissional de saúde?     

COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA MENSTRUAÇÃO?

 COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA MENSTRUAÇÃO? Todos os meses, as mulheres podem apresentar desconfortos durante o período pré-menstrual (a famosa TPM – tensão pré-menstrual) ou durante o período menstrual, como indisposição, dores de cabeça e inchaços em determinadas partes do corpo. Será que existem maneiras de aliviar tais incômodos? Veja abaixo o que acontece no organismo feminino antes e durante a menstruação.  O que é menstruação (1) Todos os meses, quando não ocorre a fecundação, as paredes uterinas que formam o endométrio se descamam, resultando em um fluxo de sangue conhecido como menstruação. Porém, para muitas mulheres, esse período pode ser acompanhado de alguns incômodos. Na verdade, estes desconfortos chegam a aparecer até mesmo dias antes deste sangramento.  Período pré-menstrual e menstruação (1,2) A síndrome pré-menstrual (SPM), também conhecida como tensão pré-menstrual ou TPM, é representada por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais, ...

Quantos tipos de injeção Existem?

  Tipos de Injeção A injeção intramuscular Para os músculos são utilizadas seringas de 5-10 ml com agulhas de 6-8 cm de comprimento - ou maiores para soluções oleosas - de modo a penetrar profundamente. Os medicamentos injetados por via intramuscular atuam mais rapidamente do que os administrados por via oral: a injeção é realizada dentro de um tecido muscular rico em vasos sanguíneos que facilitam a circulação do medicamento no sangue . A injeção intradérmica A injeção intradérmica - ou seja, a injeção que não ultrapassa a derme - é utilizada na vacinação, ajuda a descobrir se tem uma alergia através do teste de sensibilidade aos alérgenos e induz reações intradérmicas úteis para o diagnóstico de doenças como a tuberculose e a brucelose. O que é necessário? Seringas com um máximo de 1 ml - para medicamentos de libertação muito lenta - com agulhas curtas até 1,5 cm. A injeção subcutânea Este tipo de injeção é realizado com uma agulha pequena e fina (1,5 cm a 2 cm) e uma seringa de ...

QUAIS SÃO OS TIPOS SANGUÍNEOS

 TIPOS SANGUÍNEOS Os  tipos sanguíneos  foram descobertos no início de século XX pelo médico Karl Landsteiner. Ele descobriu que ao misturar amostras de sangue de diferentes pessoas, as hemácias se aglutinavam. Em 1902, ele concluiu que a incompatibilidade deve-se aos diferentes tipos de sangue existentes e das reações imunológicas entre eles. A descoberta dos tipos sanguíneos, por Landsteiner, representou um marco na história da medicina e ajudou a salvar muitas vidas. Muitas pessoas morreram ao fazer transfusões sanguíneas, devido a incompatibilidade com o sangue doado. A espécie humana apresenta diversos tipos sanguíneos. Os mais importantes são o Sistema ABO e o Fator Rh. Sistema ABO A herança genética de grupos sanguíneos na espécie humana é um exemplo de  alelos múltiplos ou polialelia . No  Sistema ABO  existem três genes que irão atuar na formação do tipo sanguíneo. São eles: I A  I B  e i. Conforme o padrão da herança, os grupos sanguíneo...

COMO ESTÁ FORMADO O SISTEMA ESQUELÉTICO

 SISTEMA ESQUELÉTICO O sistema esquelético é constituído de ossos e cartilagens, além dos ligamentos e tendões. O esqueleto é responsável por sustentar e dar forma ao corpo. Ele também protege os órgãos internos e atua em conjunto com os sistemas muscular e articular para permitir o movimento. Outras funções são a produção de células sanguíneas na medula óssea e armazenamento de sais minerais, como o cálcio. O osso é uma estrutura viva, muito resistente e dinâmica pois tem a capacidade de se regenerar quando sofre uma fratura. Estrutura dos Ossos Estrutura de um osso longo A estrutura óssea é constituída de diversos tipos de tecido conjuntivo (denso, ósseo, adiposo, cartilaginoso e sanguíneo), além do tecido nervoso. Os ossos longos são formados por diversas camadas, veja no quadro abaixo: Camada do osso Descrição Periósteo É a mais externa, sendo uma membrana fina e fibrosa (tecido conjuntivo denso) que envolve o osso, exceto nas regiões de articulação (epífises). É no periósteo q...

OQUE É OXIÚRUS?

 OXIÚRUS OU MACULO Maculo  (do  quimbundo   ma'kulu ) era uma  doença ,  endêmica  em muitas partes do mundo, especialmente o  Brasil , durante o  período colonial , decorrente da falta de higiene provocada pelas condições a que eram submetidos os cativos. Também chamada de  corrução  ou  mal-de-bicho  ou  achaque do bicho ,  enfermidade do bicho ,  corrução ,  corrupção do bicho ,  corrupção ,  mal-do-sesso  e  relaxação do sesso , no Brasil - recebeu noutras partes os nomes de " el bicho ", " mal del culo ", " bicho del culo ", " enfermedad del guzano " - entre os hispanos, e pelos  índios  de  teicoaraíba . Consistia numa infecção bacteriana com disenteria, de ocorrência mundial, que poderia ter ou não complicações decorrentes da  miíase . Características     Acometia os jovens escravos negros mas também podia ocorrer eventualmente entre os índios e e...

OQUE É O SISTEMA EXCRETOR

 SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor tem a função de eliminar os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Dessa maneira, muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são excretadas do corpo. Importante ressaltar que o sistema excretor é encarregado de muito mais que apenas a eliminação de resíduos. Trata-se do principal responsável pelo controle da composição química do ambiente interno. Como funciona o Sistema Excretor A excreção da urina é realizada pelos rins A eliminação de substâncias prejudiciais ou que estão em excesso em nosso corpo é chamada de excreção, processo que permite o equilíbrio interno do nosso organismo. Os produtos da excreção são denominados "excretas", que são lançadas das células para o líquido que as banha (líquido intersticial), e daí são passadas para a linfa e para o sangue. No processo de degradação de glicídios e lipídeos são produzidos gás carbônico e água. ...

Oque é a Anemia Falceforme?

 Anemia Falceforme O que é: Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda. veja tambem :  Oque anemia falciforme causa na pessoa? Sintomas: A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança. – Crise de dor...

OQUE É COCOS PIEGÊNICOS ?

 OQUE É COCOS PIEGÊNICOS ? Streptococcus pyogenes   é uma espécie de   bactéria   Gram -positiva com morfologia de   coco , [ pertencente ao   género   Streptococcus , beta-hemolítico   do grupo A de   Lancefield . Ela causa uma variedade de doenças, desde uma   faringite   bacteriana comum até doenças mais graves como a   escarlatina . Biologia São cocos, com cerca de 0,5-1 micrómetros, que coram de roxo com a técnica Gram (positivos). Têm, portanto, paredes celulares grossas e uma membrana simples. Eles formam linhas ou pares em cultura,são anaeróbios facultativos e catalase-negativos. Em cultura de sangue, causam beta-hemólise O  S. pyogenes  é imóvel e cresce otimamente a 37 °C. É inibido por altas concentrações de  glicose . Factores de virulência Cápsula , [ 1 ]  protege contra a fagocitose, pela presença do Ac. Hialurônico(também presente no tec. Conj. dos mamíferos, sendo antigenicamente indisti...

OQUE SÃO LEUCÓCITOS

 LEUCÓCITOS Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células sanguíneas produzidas na medula óssea e nos linfonodos. São os principais agentes do sistema imunológico do nosso corpo, sendo que seu número varia entre 4 500 mil a 11 000 mil por milímetro cúbico de sangue em um adulto. Pela ação dos linfócitos, agentes infecciosos, como as bactérias, os vírus e as substâncias tóxicas que atacam o nosso corpo, são impedidos de causar infecções e outras doenças. Características dos Leucócitos Os leucócitos são células incolores, que possuem diferentes tipos, distinguidos pela forma de seus núcleos e modo de atuação. Esses glóbulos brancos atuam na defesa do organismo da seguinte forma: Fagocitose (defesa ativa) : captura de partículas identificadas como antígenos (corpos estranhos). Nesse processo, as células sanguíneas de defesa englobam, digerem e destroem os microrganismos invasores; Defesa passiva : fabricação de anticorpos, proteínas especiais, para neutralizar os ant...