VASOS SANGUÍNEOS
Os vasos sanguíneos formam uma rede de tubos que transportam o sangue pelo corpo. Esses tubos possuem diferentes diâmetros e fazem circular o sangue arterial (oxigenado) e venoso (rico em gás carbônico), constituindo o sistema cardiovascular ou circulatório.
Tipos de Vasos Sanguíneos
Existem três tipos principais de vasos que fazem a circulação do sangue:
- Veias;
- Artérias;
- Capilares.
O sangue arterial, com oxigênio e nutrientes, é levado do coração para os tecidos do corpo e o sangue venoso, com gás carbônico e outros resíduos, vão do corpo para o coração.
As artérias possuem paredes mais elásticas do que as veias. Com isso, as artérias ajudam a controlar a pressão sanguínea.
As veias, por sua vez, possuem válvulas para evitar que o sangue retorne. Já os capilares são vasos bem finos que possuem apenas a camada mais interna de células endoteliais.
Artérias
As artérias formam uma rede de vasos ramificados que transportam o sangue arterial do coração para o corpo. O sangue é bombeado do ventrículo esquerdo e distribuído pela artéria principal do corpo: a aorta. Dela partem ramos arteriais, que se ramificam cada vez mais para irrigar todos os tecidos.
A artéria pulmonar é a única artéria que transporta sangue rico em gás carbônico. O sangue sai do coração direto para os pulmões para ser oxigenado, em um processo conhecido como hematose.
As artérias de grande calibre são chamadas elásticas, as de médio calibre são as musculares e as mais finas são as arteríolas.
Veias
As veias são vasos que conduzem o sangue rico em gás carbônico (CO2) do corpo para o coração, através do átrio direito. Assim como a artéria pulmonar, as veias pulmonares são as únicas que transportam sangue rico em oxigênio dos pulmões ao coração.
Existem veias profundas e superficiais, como o nome indica, as primeiras são encontradas em regiões mais profundas; enquanto as outras estão na superfície da pele, sendo facilmente visualizadas.
As veias mais finas são chamadas vênulas e fazem a comunicação entre vasos.
Capilares
Os capilares são vasos de diâmetro bem reduzido, que se ramificam formando uma ampla rede de túbulos. Eles fazem a comunicação dos outros vasos, além disso, são responsáveis pelas trocas gasosas.
Leia também:
Características
Apresentam estrutura semelhante a partir de um certo diâmetro (calibre). No entanto, no mesmo vaso essas características variam ao longo do percurso, nem sempre é fácil distinguir um do outro. Eles se ramificam e vão se tornando mais finos, o que acontece de forma gradual.
Os vasos são formados por três camadas, também chamadas de túnicas. São elas:
- A camada interna ou túnica íntima: constituída de uma camada de células endoteliais e uma de tecido conjuntivo frouxo. É separada da camada seguinte (túnica média) por uma lâmina elástica interna, a qual possui pequenos buracos por onde passam nutrientes para as células das camadas mais profundas;
- A camada intermediária ou túnica média: formada por células musculares lisas, entre as quais há fibras de colágeno. Há uma lâmina elástica externa que separa essa camada da seguinte.
- A camada mais externa ou túnica adventícia: composta basicamente de colágeno e fibras elásticas.
Os vasos sanguíneos de calibre maior (artérias e veias) têm mais camadas celulares e paredes mais espessas. Enquanto os vasos de menor calibre são bem finos (capilares), geralmente com uma só camada.
As veias de grande calibre, possuem válvulas que evitam o refluxo sanguíneo. Elas auxiliam para que o sangue faça o seu trajeto, o que é muito importante em regiões distantes como as pernas. Se as válvulas das veias não funcionam bem levam à insuficiência venosa, gerando as varizes.
Vasos muito finos formam uma rede de tubos bem ramificada, chamada vasa vasorum, que ajuda a nutrir a camada adventícia dos vasos de maior calibre
Comentários
Enviar um comentário