Avançar para o conteúdo principal

OQUE SÃO CÉLULAS

 Células

Células são estruturas que formam o corpo de todos os seres vivos. Apesar das diferenças, todas as células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético.
Diferenças entre células procariontes e células eucariontes.
Veja algumas diferenças observadas entre células procariontes e eucariontes

As células são as menores unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os organismos vivos possuem células. Vamos conhecer a seguir os principais tipos de células, suas partes básicas e as estruturas nelas encontradas.

  • Células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.

  • Com exceção dos vírus, todos os seres vivos apresentam células. Devido à ausência dessas estruturas, muitos autores não consideram os vírus seres vivos.

  • Células podem ser classificadas em procariontes e eucariontes.

  • Células procariontes apresentam material genético disperso no citoplasma.

  • Células eucariontes possuem um núcleo definido, delimitado pelo envelope nuclear.

  • Células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode estar ou não no núcleo.

  • A membrana plasmática da célula é responsável por controlar o que entra e o que sai, funcionando como uma barreira seletiva.

  • O citoplasma é formado por uma matriz gelatinosa, chamada citosol, em que várias estruturas estão imersas. Mitocôndrias, cloroplastos, complexo golgiense, retículo endoplasmático e lisossomos são exemplos de organelas celulares encontradas no citoplasma de células eucariontes.

  • De acordo com o número de células, os organismos podem ser unicelulares ou multicelulares. São chamados de organismos unicelulares aqueles que apresentam apenas uma célula, enquanto os multicelulares apresentam corpo rico em células.

Classificação das células

As células podem ser classificadas de diferentes maneiras, sendo uma dessas a divisão em dois grandes grupos: procariontes e eucariontes.

  • Células procariontes: destacam-se por não apresentarem material genético envolto por uma membrana nuclear, ou seja, por não apresentarem núcleo definido. Essas células também não apresentam organelas celulares membranosas, tais como complexo golgiense e retículo endoplasmático. Como exemplo de células procariontes, podemos citar as bactérias e cianobactérias.

  • Células eucariontesdestacam-se por possuírem material genético envolto pela membrana nuclear, ou seja, essas células apresentam um núcleo verdadeiro. Nelas é observada a presença de organelas membranosas. Essas células podem ser encontradas nos protozoários, nos fungos, nos animais e nas plantas, por exemplo.


Partes das células

É costume dizer que as partes básicas de uma célula são: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, como sabemos, nem todas as células apresentam um material genético delimitado por membrana, sendo muitas vezes observada a presença do material genético disperso no citoplasma. Desse modo, o mais correto a dizer é que todas as células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode estar ou não envolto por membrana formando um núcleo.

  • Membrana plasmática: é um envoltório que delimita a célula. Ela consiste em uma bicamada de fosfolipídeos na qual estão inseridas proteínas. A membrana é uma estrutura importante da célula, estando relacionada, entre outras funções, com a seleção do que entra e do que sai da célula, funcionando como uma barreira seletiva. Em algumas células, externamente à membrana plasmática, observa-se a presença de uma parede celular. Essa parte pode ser observada, por exemplo, em bactérias e células vegetais. Entretanto, a composição dessas paredes celulares é bastante diferenciada em cada um desses organismos.

  • Citoplasma: é a região delimitada pela membrana plasmática. Nas células eucariontes, o citoplasma está localizado entre a membrana e o núcleo celular. O citoplasma é formado por uma matriz gelatinosa, denominada citosol. É no citosol que estão imersas as organelas celulares, como mitocôndrias, complexo golgiense, retículo endoplasmático e outras. Vale salientar ainda que no citoplasma de todas as células são encontrados ribossomos, que são minúsculos complexos capazes de realizar a síntese de proteínas.

Partes de uma célula eucarionte.
Uma célula eucarionte com suas principais partes: membrana plasmática, citoplasma e material genético contido no núcleo.
  • Material genético: Tanto as células procariontes quanto as eucariontes possuem cromossomos, que são estruturas formadas por DNA e que carregam a informação genética do indivíduo. Nas células eucariontes, o envelope nuclear está presente e caracteriza-se por ser uma dupla membrana cheia de poros. Esse envelope delimita o núcleo, que é o local onde se encontram vários cromossomos lineares. Na célula procarionte, por sua vez, não é observado núcleo definido e verifica-se a presença de, normalmente, um cromossomo circular localizado em uma região específica denominada nucleoide.


Organelas celulares

As organelas celulares são estruturas que realizam atividades importantes para o funcionamento adequado das células atuando como pequenos órgãos. Veja algumas organelas celulares e suas respectivas funções.

Organelas celulares

Organela

Função

Mitocôndria

Sítio da respiração celular.

Complexo golgiense

Secreção de substâncias; modificação, armazenamento e distribuição de substâncias produzidas no retículo endoplasmático.

Retículo endoplasmático agranular ou liso

Relacionado com diversos processos, tais como metabolismo de carboidratos, síntese de lipídios e desintoxicação.

Retículo endoplasmático granuloso ou rugoso

Relacionado com processos como síntese de proteínas e adição de carboidratos a glicoproteínas.

Lisossomos

Relacionado com a digestão intracelular.

Vacúolos

Existem diferentes tipos de vacúolos, portanto, diferentes funções. Os vacúolos alimentares formam-se após um processo de endocitose e participam da digestão intracelular. Vacúolos contráteis (presentes em alguns eucariontes unicelulares de ambientes aquáticos) ajudam a bombear o excesso de água para fora da célula. Vacúolo central ou vacúolo de suco celular (presente em plantas) participa da manutenção do pH, digestão de componentes celulares e do armazenamento de substâncias.

Cloroplasto (célula vegetal)

Local onde ocorre a fotossíntese.

Peroxissomos

Oxidam substratos orgânicos. Essas organelas retiram átomos de hidrogênio e combina-os com oxigênio molecular, produzindo peróxido de hidrogênio, daí o nome da organela. Por ser tóxico para a célula, o peróxido é rapidamente eliminado.

Ribossomos (Devido à ausência de membranas, alguns autores não consideram os ribossomos organelas, outros, no entanto, consideram-nos organelas não membranosas)

Participam da síntese de proteínas.

Amplie seus conhecimentos a respeito das organelas lendo nosso texto sobre o tema: Organelas celulares.

Classificação dos organismos de acordo com o número de células

De acordo com o número de células que formam o corpo de um organismo, podemos classificá-lo em: unicelular ou multicelular.

  • Organismos unicelulares: são aqueles que apresentam o corpo formado por uma única célula. Como exemplo podemos citar as bactérias e os protozoários, como a ameba e o Paramecium.

Paramecium, um organismo unicelular, ou seja, formado por uma única célula.
Paramecium é um organismo unicelular, ou seja, formado por uma única célula.
  • Organismos multicelulares: são aqueles que apresentam corpo formado por várias células. Nesses organismos as células podem estar agrupadas em tecidos. Os animais e plantas são seres vivos multicelulares.











Comentários

Mais Vistas

Como ser um bom profissional de saúde?

 Como ser um bom profissional de saúde?     

COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA MENSTRUAÇÃO?

 COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA MENSTRUAÇÃO? Todos os meses, as mulheres podem apresentar desconfortos durante o período pré-menstrual (a famosa TPM – tensão pré-menstrual) ou durante o período menstrual, como indisposição, dores de cabeça e inchaços em determinadas partes do corpo. Será que existem maneiras de aliviar tais incômodos? Veja abaixo o que acontece no organismo feminino antes e durante a menstruação.  O que é menstruação (1) Todos os meses, quando não ocorre a fecundação, as paredes uterinas que formam o endométrio se descamam, resultando em um fluxo de sangue conhecido como menstruação. Porém, para muitas mulheres, esse período pode ser acompanhado de alguns incômodos. Na verdade, estes desconfortos chegam a aparecer até mesmo dias antes deste sangramento.  Período pré-menstrual e menstruação (1,2) A síndrome pré-menstrual (SPM), também conhecida como tensão pré-menstrual ou TPM, é representada por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais, que tem início

Quantos tipos de injeção Existem?

  Tipos de Injeção A injeção intramuscular Para os músculos são utilizadas seringas de 5-10 ml com agulhas de 6-8 cm de comprimento - ou maiores para soluções oleosas - de modo a penetrar profundamente. Os medicamentos injetados por via intramuscular atuam mais rapidamente do que os administrados por via oral: a injeção é realizada dentro de um tecido muscular rico em vasos sanguíneos que facilitam a circulação do medicamento no sangue . A injeção intradérmica A injeção intradérmica - ou seja, a injeção que não ultrapassa a derme - é utilizada na vacinação, ajuda a descobrir se tem uma alergia através do teste de sensibilidade aos alérgenos e induz reações intradérmicas úteis para o diagnóstico de doenças como a tuberculose e a brucelose. O que é necessário? Seringas com um máximo de 1 ml - para medicamentos de libertação muito lenta - com agulhas curtas até 1,5 cm. A injeção subcutânea Este tipo de injeção é realizado com uma agulha pequena e fina (1,5 cm a 2 cm) e uma seringa de 2 ml

OQUE É OXIÚRUS?

 OXIÚRUS OU MACULO Maculo  (do  quimbundo   ma'kulu ) era uma  doença ,  endêmica  em muitas partes do mundo, especialmente o  Brasil , durante o  período colonial , decorrente da falta de higiene provocada pelas condições a que eram submetidos os cativos. Também chamada de  corrução  ou  mal-de-bicho  ou  achaque do bicho ,  enfermidade do bicho ,  corrução ,  corrupção do bicho ,  corrupção ,  mal-do-sesso  e  relaxação do sesso , no Brasil - recebeu noutras partes os nomes de " el bicho ", " mal del culo ", " bicho del culo ", " enfermedad del guzano " - entre os hispanos, e pelos  índios  de  teicoaraíba . Consistia numa infecção bacteriana com disenteria, de ocorrência mundial, que poderia ter ou não complicações decorrentes da  miíase . Características     Acometia os jovens escravos negros mas também podia ocorrer eventualmente entre os índios e europeus. A doença, uma   retite   inflamatória , consistia na presença de muco mal-cheiros

OQUE É O SISTEMA EXCRETOR

 SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor tem a função de eliminar os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Dessa maneira, muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são excretadas do corpo. Importante ressaltar que o sistema excretor é encarregado de muito mais que apenas a eliminação de resíduos. Trata-se do principal responsável pelo controle da composição química do ambiente interno. Como funciona o Sistema Excretor A excreção da urina é realizada pelos rins A eliminação de substâncias prejudiciais ou que estão em excesso em nosso corpo é chamada de excreção, processo que permite o equilíbrio interno do nosso organismo. Os produtos da excreção são denominados "excretas", que são lançadas das células para o líquido que as banha (líquido intersticial), e daí são passadas para a linfa e para o sangue. No processo de degradação de glicídios e lipídeos são produzidos gás carbônico e água.

Oque é a Anemia Falceforme?

 Anemia Falceforme O que é: Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda. veja tambem :  Oque anemia falciforme causa na pessoa? Sintomas: A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança. – Crise de dor: é o sin

OQUE É COCOS PIEGÊNICOS ?

 OQUE É COCOS PIEGÊNICOS ? Streptococcus pyogenes   é uma espécie de   bactéria   Gram -positiva com morfologia de   coco , [ pertencente ao   género   Streptococcus , beta-hemolítico   do grupo A de   Lancefield . Ela causa uma variedade de doenças, desde uma   faringite   bacteriana comum até doenças mais graves como a   escarlatina . Biologia São cocos, com cerca de 0,5-1 micrómetros, que coram de roxo com a técnica Gram (positivos). Têm, portanto, paredes celulares grossas e uma membrana simples. Eles formam linhas ou pares em cultura,são anaeróbios facultativos e catalase-negativos. Em cultura de sangue, causam beta-hemólise O  S. pyogenes  é imóvel e cresce otimamente a 37 °C. É inibido por altas concentrações de  glicose . Factores de virulência Cápsula , [ 1 ]  protege contra a fagocitose, pela presença do Ac. Hialurônico(também presente no tec. Conj. dos mamíferos, sendo antigenicamente indistinguível). Proteína M : são importantes na aderência da bactéria ao meio, inibem a  f

QUAIS SÃO OS TIPOS SANGUÍNEOS

 TIPOS SANGUÍNEOS Os  tipos sanguíneos  foram descobertos no início de século XX pelo médico Karl Landsteiner. Ele descobriu que ao misturar amostras de sangue de diferentes pessoas, as hemácias se aglutinavam. Em 1902, ele concluiu que a incompatibilidade deve-se aos diferentes tipos de sangue existentes e das reações imunológicas entre eles. A descoberta dos tipos sanguíneos, por Landsteiner, representou um marco na história da medicina e ajudou a salvar muitas vidas. Muitas pessoas morreram ao fazer transfusões sanguíneas, devido a incompatibilidade com o sangue doado. A espécie humana apresenta diversos tipos sanguíneos. Os mais importantes são o Sistema ABO e o Fator Rh. Sistema ABO A herança genética de grupos sanguíneos na espécie humana é um exemplo de  alelos múltiplos ou polialelia . No  Sistema ABO  existem três genes que irão atuar na formação do tipo sanguíneo. São eles: I A  I B  e i. Conforme o padrão da herança, os grupos sanguíneos podem ser A, AB, B e O. Os alelos dos

QUAIS SÃO OS SISTEMAS DO CORPO

 SISTEMAS DO CORPO HUMANO Cardiovascular Respiratório Digestório Nervoso Endócrino Excretor Urinário Esquelético Muscular Imunológico Linfático Sensorial Reprodutor Tegumentar Salvar O  corpo humano  é formado pelos sistemas: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular,imunológico, linfático, tegumentar. Cada um deles envolve  órgãos  que atuam para a realização das funções vitais do organismo. Todos os Sistemas do Corpo Humano Sistema Cardiovascular Formado pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares) e o coração, o  sistema cardiovascular  ou  sistema circulatório  é responsável pela movimentação sanguínea no corpo humano uma vez que sua função é transportar oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo. Ver tudo sobre o Sistema Cardiovascular Sistema Respiratório Formado pelas vias respiratórias (cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios) e pelos pulmões, o  sistema

Anemia falciforme questionário

Anemia Falciforme Há a presença de alguns dos  sintomas  clássicos da anemia, causados pela falta e ineficiência de hemácias como: Fadiga (cansaço); Astenia (fraqueza); Palidez  (principalmente nas conjuntivas e mucosas). Há, contudo, a presença de uma gama de sintomas característicos da anemia falciforme aguda, que são causados pelo aumento da viscosidade sanguínea, que é a aglomeração de hemácias comprometidas. Por causa disso, pode haver formação de trombos (coágulos) nas mais diversas áreas do organismo, com défice do transporte sanguíneo para a área. Em regiões musculares ou conjuntivas, isso pode causar crises de dor intensa. Saiba mais: Hemacias Concomitantemente a isso, há um aumento do número de hemácias comprometidas, uma vez que a acidose e a deficiência de oxigênio facilita a deformação permanente. Pode causar também hemorragia, descolamento retiniano, priapismo, acidente vascular cerebral, enfarte, calcificações em ossos com dores agudas, insuficiência renal e pulmonar, de