Avançar para o conteúdo principal

OQUE É O SISTEMA MUSCULAR

 SISTEMA MUSCULAR

O sistema muscular é composto pelos diversos músculos do corpo humano.

Os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a função de permitir a contração e produção de movimentos.

As fibras musculares, por sua vez, são controladas pelo sistema nervoso, que se encarregam de receber a informação e respondê-la realizando a ação solicitada.

Músculos do sistema muscular
Principais músculos que compõem o sistema muscular

Funções do Sistema Muscular

O Sistema Muscular apresenta algumas funções que são fundamentais para o corpo humano. Veja a seguir quais são essas funções:

  • Estabilidade corporal;
  • Produção de movimentos;
  • Aquecimento do corpo (manutenção da temperatura corporal);
  • Preenchimento do corpo (sustentação);
  • Auxílio nos fluxos sanguíneos.

Grupos Musculares

corpo humano é formado por aproximadamente 600 músculos, que trabalham em conjunto com ossos, articulações e tendões para permitir que façamos diversos movimentos.

Eles são agrupados da seguinte forma: músculos da cabeça e do pescoço, músculos do tórax e abdômen, músculos dos membros superiores e músculos dos membros inferiores.

Conheça sobre cada um desses grupos a seguir.

Músculos da Cabeça e do Pescoço

músculos da cabeça e do pescoço
Músculos da cabeça e o pescoço

O grupo muscular da cabeça e do pescoço é composto por mais de 30 pequenos músculos que ajudam a exprimir os sentimentos, mover os maxilares ou manter a cabeça erguida.

Veja no quadro abaixo como alguns dos principais músculos deste grupo atuam:

MúsculoAção
FrontalMastigar ou morder.
MasseterMovimentam as mandíbulas.
EsternocleidomastoideoPermite a cabeça girar ou se inclinar para frente e para trás.

Conheça também:

Músculos do Tórax e do Abdômen

músculos do tórax
Principais músculos das costas e tórax

Os músculos do grupo do tórax e abdômen permitem a respiração, impedem o corpo de se curvar e ceder ao próprio peso, entre outros movimentos.

No quadro abaixo estão alguns dos músculos deste grupo e como eles atuam no nosso corpo:

MúsculoAção
Peitoral e DeltoideLevantar peso.
IntercostaisAtuam em conjunto com o diafragma para levarem o ar até os pulmões.
OblíquoInclina o tórax para a frente.

Para saber mais:

Músculos dos Membros Superiores

Músculos do membro superior antebraço
Principais músculos do antebraço

Os músculos dos membros superiores são capazes de fazer a pressão exata e permitem flexibilidade e precisão para tarefas delicadas ou que exigem muita força.

Alguns exemplos desses músculos e suas respectivas ações estão descritas do quadro abaixo:

MúsculoAção
BícepsEstá ligado aos ossos omoplata e rádio, ao se contrair faz o braço se dobrar.
Oponente do polegarPermite o movimento do polegar, pois utiliza músculos do antebraço e da mão
Curto adutorMovimento para fora do polegar.

Leia também:

Músculos dos Membros Inferiores

Músculos do membro inferior
Principais músculos do membro inferior

Os músculos dos membros inferiores são os mais fortes do corpo. Graças aos músculos das pernas, podemos ficar de pé e manter o equilíbrio.

Veja no quadro abaixo alguns músculos deste grupo:

MúsculoAção
Costureiro (ou sartório)É o mais longo músculo do corpo, ao se contrair dobra a perna e gira o quadril. Trata-se do músculo das costureiras, por isso o nome.
Flexores dorsaisFazem os dedos do pé levantarem.
Tendão de AquilesÉ o tendão mais forte do corpo, inserido no osso calcâneo.
Sóleo, plantar delgado e gastrocnêmioSão músculos flexores plantares responsáveis pelo movimento das bailarinas de ficar na ponta dos pés.

Leia também sobre:

Tipos de Músculos

Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, por isso, são classificados em três tipos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.

Conheça mais detalhes sobre cada um deles a seguir.

Músculo Liso ou Não estriado

músculo liso
O músculo liso está presente em diversos órgãos do corpo humano

Os músculos liso são aqueles que possuem contração involuntária.

Eles estão localizados nas estruturas ocas do corpo, ou seja, estômago, bexiga, útero, intestino, além da pele e dos vasos sanguíneos.

Sua função assegura a movimentação dos órgãos internos.

Você também pode se interessar por:

Músculo Estriado Cardíaco

músculo cardíaco
O músculo cardíaco está presente no coração

São músculos de contração involuntária e estão presentes no coração (miocárdio).

Esses músculos asseguram os vigorosos batimentos cardíacos.

Leia também:

Músculo Estriado Esquelético

musculo estriado
Os músculos estriados são contraídos de forma voluntária

São músculos de contração voluntária, ou seja, os movimentos são controlados pela vontade do ser humano.

Eles estão conectados com os ossos e cartilagens e, através das contrações, permitem os movimentos, as posições corporais, além de estabilizarem as articulações do organismo.


Comentários

Mais Vistas

Como ser um bom profissional de saúde?

 Como ser um bom profissional de saúde?     

COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA MENSTRUAÇÃO?

 COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA MENSTRUAÇÃO? Todos os meses, as mulheres podem apresentar desconfortos durante o período pré-menstrual (a famosa TPM – tensão pré-menstrual) ou durante o período menstrual, como indisposição, dores de cabeça e inchaços em determinadas partes do corpo. Será que existem maneiras de aliviar tais incômodos? Veja abaixo o que acontece no organismo feminino antes e durante a menstruação.  O que é menstruação (1) Todos os meses, quando não ocorre a fecundação, as paredes uterinas que formam o endométrio se descamam, resultando em um fluxo de sangue conhecido como menstruação. Porém, para muitas mulheres, esse período pode ser acompanhado de alguns incômodos. Na verdade, estes desconfortos chegam a aparecer até mesmo dias antes deste sangramento.  Período pré-menstrual e menstruação (1,2) A síndrome pré-menstrual (SPM), também conhecida como tensão pré-menstrual ou TPM, é representada por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais, ...

Quantos tipos de injeção Existem?

  Tipos de Injeção A injeção intramuscular Para os músculos são utilizadas seringas de 5-10 ml com agulhas de 6-8 cm de comprimento - ou maiores para soluções oleosas - de modo a penetrar profundamente. Os medicamentos injetados por via intramuscular atuam mais rapidamente do que os administrados por via oral: a injeção é realizada dentro de um tecido muscular rico em vasos sanguíneos que facilitam a circulação do medicamento no sangue . A injeção intradérmica A injeção intradérmica - ou seja, a injeção que não ultrapassa a derme - é utilizada na vacinação, ajuda a descobrir se tem uma alergia através do teste de sensibilidade aos alérgenos e induz reações intradérmicas úteis para o diagnóstico de doenças como a tuberculose e a brucelose. O que é necessário? Seringas com um máximo de 1 ml - para medicamentos de libertação muito lenta - com agulhas curtas até 1,5 cm. A injeção subcutânea Este tipo de injeção é realizado com uma agulha pequena e fina (1,5 cm a 2 cm) e uma seringa de ...

QUAIS SÃO OS TIPOS SANGUÍNEOS

 TIPOS SANGUÍNEOS Os  tipos sanguíneos  foram descobertos no início de século XX pelo médico Karl Landsteiner. Ele descobriu que ao misturar amostras de sangue de diferentes pessoas, as hemácias se aglutinavam. Em 1902, ele concluiu que a incompatibilidade deve-se aos diferentes tipos de sangue existentes e das reações imunológicas entre eles. A descoberta dos tipos sanguíneos, por Landsteiner, representou um marco na história da medicina e ajudou a salvar muitas vidas. Muitas pessoas morreram ao fazer transfusões sanguíneas, devido a incompatibilidade com o sangue doado. A espécie humana apresenta diversos tipos sanguíneos. Os mais importantes são o Sistema ABO e o Fator Rh. Sistema ABO A herança genética de grupos sanguíneos na espécie humana é um exemplo de  alelos múltiplos ou polialelia . No  Sistema ABO  existem três genes que irão atuar na formação do tipo sanguíneo. São eles: I A  I B  e i. Conforme o padrão da herança, os grupos sanguíneo...

COMO ESTÁ FORMADO O SISTEMA ESQUELÉTICO

 SISTEMA ESQUELÉTICO O sistema esquelético é constituído de ossos e cartilagens, além dos ligamentos e tendões. O esqueleto é responsável por sustentar e dar forma ao corpo. Ele também protege os órgãos internos e atua em conjunto com os sistemas muscular e articular para permitir o movimento. Outras funções são a produção de células sanguíneas na medula óssea e armazenamento de sais minerais, como o cálcio. O osso é uma estrutura viva, muito resistente e dinâmica pois tem a capacidade de se regenerar quando sofre uma fratura. Estrutura dos Ossos Estrutura de um osso longo A estrutura óssea é constituída de diversos tipos de tecido conjuntivo (denso, ósseo, adiposo, cartilaginoso e sanguíneo), além do tecido nervoso. Os ossos longos são formados por diversas camadas, veja no quadro abaixo: Camada do osso Descrição Periósteo É a mais externa, sendo uma membrana fina e fibrosa (tecido conjuntivo denso) que envolve o osso, exceto nas regiões de articulação (epífises). É no periósteo q...

OQUE É OXIÚRUS?

 OXIÚRUS OU MACULO Maculo  (do  quimbundo   ma'kulu ) era uma  doença ,  endêmica  em muitas partes do mundo, especialmente o  Brasil , durante o  período colonial , decorrente da falta de higiene provocada pelas condições a que eram submetidos os cativos. Também chamada de  corrução  ou  mal-de-bicho  ou  achaque do bicho ,  enfermidade do bicho ,  corrução ,  corrupção do bicho ,  corrupção ,  mal-do-sesso  e  relaxação do sesso , no Brasil - recebeu noutras partes os nomes de " el bicho ", " mal del culo ", " bicho del culo ", " enfermedad del guzano " - entre os hispanos, e pelos  índios  de  teicoaraíba . Consistia numa infecção bacteriana com disenteria, de ocorrência mundial, que poderia ter ou não complicações decorrentes da  miíase . Características     Acometia os jovens escravos negros mas também podia ocorrer eventualmente entre os índios e e...

OQUE É O SISTEMA EXCRETOR

 SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor tem a função de eliminar os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Dessa maneira, muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são excretadas do corpo. Importante ressaltar que o sistema excretor é encarregado de muito mais que apenas a eliminação de resíduos. Trata-se do principal responsável pelo controle da composição química do ambiente interno. Como funciona o Sistema Excretor A excreção da urina é realizada pelos rins A eliminação de substâncias prejudiciais ou que estão em excesso em nosso corpo é chamada de excreção, processo que permite o equilíbrio interno do nosso organismo. Os produtos da excreção são denominados "excretas", que são lançadas das células para o líquido que as banha (líquido intersticial), e daí são passadas para a linfa e para o sangue. No processo de degradação de glicídios e lipídeos são produzidos gás carbônico e água. ...

Oque é a Anemia Falceforme?

 Anemia Falceforme O que é: Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda. veja tambem :  Oque anemia falciforme causa na pessoa? Sintomas: A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança. – Crise de dor...

OQUE É COCOS PIEGÊNICOS ?

 OQUE É COCOS PIEGÊNICOS ? Streptococcus pyogenes   é uma espécie de   bactéria   Gram -positiva com morfologia de   coco , [ pertencente ao   género   Streptococcus , beta-hemolítico   do grupo A de   Lancefield . Ela causa uma variedade de doenças, desde uma   faringite   bacteriana comum até doenças mais graves como a   escarlatina . Biologia São cocos, com cerca de 0,5-1 micrómetros, que coram de roxo com a técnica Gram (positivos). Têm, portanto, paredes celulares grossas e uma membrana simples. Eles formam linhas ou pares em cultura,são anaeróbios facultativos e catalase-negativos. Em cultura de sangue, causam beta-hemólise O  S. pyogenes  é imóvel e cresce otimamente a 37 °C. É inibido por altas concentrações de  glicose . Factores de virulência Cápsula , [ 1 ]  protege contra a fagocitose, pela presença do Ac. Hialurônico(também presente no tec. Conj. dos mamíferos, sendo antigenicamente indisti...

OQUE SÃO LEUCÓCITOS

 LEUCÓCITOS Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células sanguíneas produzidas na medula óssea e nos linfonodos. São os principais agentes do sistema imunológico do nosso corpo, sendo que seu número varia entre 4 500 mil a 11 000 mil por milímetro cúbico de sangue em um adulto. Pela ação dos linfócitos, agentes infecciosos, como as bactérias, os vírus e as substâncias tóxicas que atacam o nosso corpo, são impedidos de causar infecções e outras doenças. Características dos Leucócitos Os leucócitos são células incolores, que possuem diferentes tipos, distinguidos pela forma de seus núcleos e modo de atuação. Esses glóbulos brancos atuam na defesa do organismo da seguinte forma: Fagocitose (defesa ativa) : captura de partículas identificadas como antígenos (corpos estranhos). Nesse processo, as células sanguíneas de defesa englobam, digerem e destroem os microrganismos invasores; Defesa passiva : fabricação de anticorpos, proteínas especiais, para neutralizar os ant...